Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

7. A arte de Divertir

Ambiente e símbolos do dia: Instrumentos diversos relacionados a esportes, jogos, livros infantis, brinquedos, instrumentos musicais. 

Oração Inicial
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. (3 x) (Cantado)
(O coordenador motiva os presentes a repetirem a seguinte oração)
Pai amado. Vós sois a nossa força! Nós queremos viver bem, com criatividade. Ensina-nos a ser como D. Bosco, pessoas dinâmicas que vivem alegria de serem filhos de Deus.
Jesus esteja conosco no pátio, no campo, nas oficinas e não permita que sejamos vencidos pela tristeza.
Espírito Santo vem animar a nossa Colônia de Férias, dê-nos as virtudes da coragem e do amor, para praticarmos o que é bom. Amém.

Leitura bíblica: I Coríntios 9, 24-25.
Canto: Observando nas ruas e nas praças (canta, canta meninada – Zé Vicente – O senhor tem muitos filhos).

REFLEXÃO 

Se pararmos para pensar, quem não gosta de se divertir? Divertir a si e aos outros é semrpe uma ótima oportunidade de estar com os amigos ou de fazer novas amizades e percebemos que nestes momentos sempre trazem felicidade, especialmente com a participação de todos ao nosso redor, mas será que já refletimos sobre  a importância destes momentos para nossa vida?
    O lúdico é uma dimensão profunda da vida humana. Está presente em todas as culturas. Ela tem a função de preparar o coração para saborear a vida. Há uma diversidade enorme de manifestações típicas de nossa natureza lúdica: criação de jogos, brincadeiras, diversões, festas, ritos, expressões de humor...
    Criação de instrumentos musicais, canções, danças, poemas, teatro, cinema, jardins, parques... O lúdico é a expressão externa do prazer de viver, da harmonia e alegria presente na interioridade humana. O ser humano além de homo sapiens, homo faber, homo socialis é também homo ludens. Assim como atividades desportivas e culturais  fazem mais do que preencher o tempo ocioso: são fundamentais para o desenvolvimento da sociabiliade e das relações interpessoais.
    Por isso, os esportes e as artes têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimento, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania. O próprio Dom Bosco, valorizava muito “estar no pátio” e já dizia: “ os exercícios ginásticos e desportivos, a música, a declamação, o teatro e os passeios são meios eficacíssimos para alcançar a disciplina, favorecer a moralidade e conservara saúde”. Ele também percebia que o jovem se sentia valorizados e que despertava o seu potencial criativo.
    O sinal mais imediato, comprovador de nossa dimensão lúdica, estampa-se em nosso próprio rosto através das inúmeras expressões do sorriso humano. Pode-se perceber, na verdade, uma dupla necessidade: a de sorrir e, principalmente, a de colher sorrisos. Então, como cristãos, devemos buscar as artes, os esportes e  diversões saudáveis, que  respeitem a dignidade humana, não excluem e que nos tornem pessoas melhores.
    De forma equilibrada e saudável, cultivar esta dimensão de nosso cotidiano é essencial. Lembrando também que a experiencia de Deus deve alegrar o nosso coração, Seguir Jesus não deve ser um fardo. A alegria e o encantamento diante da vida é uma de nossas marcas ( “Santidade é alegria”).
OBS:
Foram utilizados alguns trechos do texto “O lúdico que liberta”, de Edwar Neves M. B. Guimarães, publicado em http://www.arqmariana.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário