Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

2. A arte de pensar

(dimensão intelectual)


Ambiente e símbolos do dia: Livros, revistas, jornais, computador. (caso haja possibilidade convidar uma professora conhecida da comunidade para falar sobre a importância do saber).

Oração Inicial
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. (3 x) (Cantado)

(O coordenador motiva os presentes a repetirem a seguinte oração)
Pai amado acolhe o nosso coração, a nossa mente.
Jesus fica conosco! Precisamos saber como viver a justiça, a fraternidade e a liberdade.
Espírito Santo vem dá-nos os dons da sabedoria e da inteligência e nós seremos pessoas capazes de escolher o que bom, e o que faz bem para a nossa vida.

Leitura bíblica: Eclesiástico 4, 12-16 ou Provérbios 3, 21-26.
Canto: Vocês se lembrem que a educação.

REFLEXÃO



“Feliz o homem que alcança sensatez, o homem que adquire inteligência”.
Pr 3,13

A melhor maneira de buscarmos a felicidade é construirmos nossa história como um processo continuado e não segmentado em etapas: estudar, para depois, entrar na sociedade, no mercado de trabalho, na trilha dos valores e outros.
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio, no qual estamos imersos; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que une todas as nossas capacidades e nos torna aptos aprender a pensar um mundo diferente, ter esperança de que tudo pode ser melhor.
O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas ao longo de toda a vida; aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa capaz de enfrentar numerosas situações do cotidiano.
Também aprender a fazer, no campo das diversas experiências sociais; aprender a conviver com o outro, desenvolvendo a compreensão e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para regular conflitos; no respeito pelas diferenças, da compreensão mútua e da paz; aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e responsabilidade pessoal.
E, ao longo dessa caminhada se priorizar igualmente o aprender a pensar, e o primeiro passo para aprender a pensar é aprender a observar, a investigar, é estar atento ao mundo para sabermos agir nele de acordo com nossos princípios, que é nada mais nada menos que viver de acordo com o evangelho.
É o próprio Jesus quem nos ensina a sermos boa semente; ou melhor a sermos a terra boa e preparada para acolhermos a semente do seu evangelho e permitirmos que ela cresça, aprofunde suas raízes, que junto com as outras sementes, inclusive com o joio, estendamos nossos galhos, nos desenvolvamos e sejamos capazes de produzir uma boa colheita para o Pai.
A aprendizagem é um processo que tem como meta o aperfeiçoamento do ser como um todo, é algo praticamente instintivo ao ser humano, que quando falta o deforma, deixa-o menos humano. Conseguir superar as dificuldades sem se desesperar ou perder a cabeça; conseguir pensar mesmo sob pressão, buscando soluções para as dificuldades... sem se deixar abater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário