Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Propostas de Atividades: Oficinas



Artesanato e Dança
- Artesanato –
“Senhor fazei-me instrumento da vossa paz!”
(S. Francisco de Assis)

Citação Bíblica:
“E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”
Jeremias 18:3-6

Descrição:
O artesanato é o próprio trabalho manual ou a produção de um artesão. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento. Ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto, como acontece com mecanização nas indústrias. Em algumas situações, o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.
Tipos: Pintura de tecido; Bordados em tecidos; Crochê; Decorações com recicláveis; Arte em Gesso; Produções em EVA; Mosaico;
Dica de Artesanato:
Bloco de Rascunhos em EVA
Materiais necessários
·         EVA branco, preto, laranja e vermelho;
·         Tesoura;
·         Lápis preto;
·         Tinta acrílica amarela;
·         Tinta dimensional branca;
·         Cola quente;
·         Bloco de papel;
·         2 tiras de ímãs;
·         Caneta de retro-projetor  preta;
·         Pincel Tigre No 2;
·         Par de olhos móveis
·         Moldes

Passo a passo
1 – Com lápis preto, transfira os moldes para as placas de EVA.
2 – Com uma tesoura, corte os moldes.
3 – Com o pincel No 2 e a tinta amarela, faça o contorno da cabeça da galinha.
4 – Com a cola quente, fixe o bloco de anotações na base preta do EVA.
5 – Cole a outra parte do EVA sobre a peça que acabou de fazer.
6 – Faça o mesmo com a cabeça e o chapéu da sua galinha.
7 – Com cola quente, fixe os olhos e o bico da galinha. Use a caneta para fazer os detalhes.
8 – Agora use a tinta dimensional para fazer pequenas bolinhas no corpo da galinha.
9 – Use cola quente novamente para fixar as tiras de ímãs horizontalmente no verso da galinha e espere secar por 30 minutos.


Dicas de Santidade:

O educador ajudará os seus educandos no aprendizado de que o trabalho realizado por eles é reflexo do trabalho carinhoso de Deus ao nos criar.
O aperfeiçoamento da criação pela Providência Divina na acontece acima e para além de nós. Deus convida-nos a colaborar no aperfeiçoamento da Criação. (CIC 307 – 308)

Inspirado no que dizia nosso querido São João Bosco, o educador irá na sua oficina colaborar para que seus educandos sejam bons cristãos e honestos cidadãos. Mas, como ser bom cristão e honesto cidadão produzindo algum artesanato?
1.    O bom cristão se identifica muito como uma pessoa orante e que procura sempre seguir o que Deus lhe diz através de Sua Palavra. Então, o educador pode fazer ou sugerir a leitura de algum trecho bíblico (inclusive, da citação já dada aqui), a cada dia; fazer uma breve oração durante a oficina; educar para que sejam evitados os “palavrões” e as ofensas entre os educandos.

2.    O honesto cidadão será apresentado nas oficinas de artesanato como aquele que cuida dos bens da criação, usando deles de forma consciente, somente para a produção de sua arte: evitando desperdícios de materiais; partilhando os instrumentos de trabalho com os demais que fazem parte de sua oficina; procurando sempre fazer ou produzir artesanato que contribua para o bem das pessoas. 

A vida em santidade se alcançará através dessas pequenas obras. Se sempre nos preocupamos em observar esses pequenos e importantes detalhes da nossa vida, com certeza, seremos santos. Como dizia a Madre Mazzarelo, quando costurava com uma amiga sua: “Que cada ponto seja um ato de amor a Deus”, assim também façamos da nossa oficina de artesanato um ato de amor a Deus. Que tudo o que fizermos nela, façamos com amor e dedicação, reconhecendo as limitações e as vitórias de cada um e agradecendo a Deus por tudo.

- DANÇA –
“Louvai ao Senhor com danças”.
(Sl 149-3)

Citação Bíblica:
Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho.O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta. Ao entrar a arca do Senhor na cidade de Davi, Micol, filha de Saul, olhando pela janela, viu o rei Davi saltando e dançando diante do Senhor, e desprezou-o em seu coração. Voltando Davi para abençoar a família, Micol, filha de Saul, veio-lhe ao encontro e disse-lhe: Como se distinguiu hoje o rei de Israel, dando-se em espetáculo às servas de seus servos, e descobrindo-se sem pudor, como qualquer um do povo! Foi diante do Senhor que dancei, replicou Davi; diante do Senhor que me escolheu e me preferiu a teu pai e a toda a tua família, para fazer-me o chefe de seu povo de Israel. Foi diante do Senhor que dancei.
2 Samuel 6, 14-16. 20-21.
Descrição:
A dança constitui uma das mais antigas formas de expressões artísticas, assim como a musica e o teatro. A oficina de dança é voltada para pessoas com pouca ou nenhuma experiência nessa modalidade. Visa favorecer o desenvolvimento e conhecimento do corpo através da expressão, da linguagem, da música, da arte, cultivando valores cidadãos e cristãos.
A dança é um fenômeno universal. Acompanha os grandes momentos da vida, especialmente de festas; tornou-se um rito de lazer e de diversão na corte como no meio do povo e, mais recentemente, apareceu como um espetáculo muito apreciado seja sob a forma de balé clássico, seja sob a forma mais livre de balé moderno, com muitas trupes especializadas. Em quase todas as grandes culturas, a dança serve ou serviu, também, para expressar a dimensão religiosa do ser humano. Assim, a dança também faz parte da herança cultural de Israel, onde expressa o louvor e a alegria diante do Senhor: assim a profetisa Maria, com as outras mulheres, depois da travessia do Mar Vermelho ou Davi e toda a casa de Israel enquanto a arca do Senhor é conduzida a Jerusalém.
Tipos: Samba, Forró, Rock, Pagode, Funk, Ballet Clássico, Maracatu, Quadrilha, Frevo, Hip-Hop, Dança Litúrgica. 

Dica de Santidade:
Na oficina de dança, o educador procurará incentivar os seus educandos a tudo fazer na presença de Deus, inclusive ao dançar. Estar na presença de Deus é viver em santidade. Mas, como ser santo ao dançar?
Primeiramente, já sabemos que a dança nos ajudar a desenvolvermos e conhecermos o nosso corpo. Nós, cristãos cremos que o corpo é um templo do Espírito Santo, portanto, devemos cuidar dele com muito carinho e respeito. Se fizermos isso, estamos cuidando do templo de Deus e ficamos na presença Dele. Uma PRIMEIRA DICA de respeito para com o nosso corpo é evitar o uso de gestos obscenos, principalmente quando se dança um ritmo musical que exige algum grau de sensualidade nos passos. OUTRA DICA para dançar respeitando o seu corpo e permanecendo na presença de Deus é evitar o uso de trajes muito “curtos” ou que estimulem a nudez. MAIS UMA DICA que podemos dar é a de que sejam escolhidas músicas com letras educativas, que cantem a vida, o amor, a fé, a esperança, enfim, os bons valores, evitando os termos pejorativos, frases que evidenciem a violência, o desamor, o individualismo que impossibilita a boa convivência entre as pessoas, o prazer desregrado etc. Todos os ritmos e gêneros musicais possuem boas composições que podem ser usadas para a arte de dançar.
Por fim, a GRANDE DICA que apresentamos é a de que a nossa oficina de dança seja usada para o louvor e adoração a Deus através da Dança Litúrgica. A dança litúrgica é exatamente a dança ou expressão corporal, ou movimentos ritmados que fazem parte integrante da ação litúrgica. A dança litúrgica é influenciada por duas linhas principais: a dança litúrgica inspirada na cultura tradicional, onde são trabalhados ritmos da cultura popular, e a dança litúrgica que recorda um pouco mais a dança clássica ou dança contemporânea, e também de caráter mais teatral. Assim sendo, o educador pode escolher algumas músicas religiosas e trabalhar as coreografias delas durante a colônia de férias, para uma possível apresentação posterior.
Se todas essas dicas forem observadas, a vida se tornará muito mais feliz e santa, pois será possível dançar, se divertir, se desenvolver sempre na presença de Deus. O santo João Bosco já dizia: “Se quiserem que suas vidas sejam alegres e tranquilas, procurem viver na graça de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário