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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Atividades: Propostas Ecológicas



Propostas Ecológicas para a COLÔNIA DE FÉRIAS 2014

# Nos momentos de reflexão (acolhidas / despedidas), fazer um breve comentário acerca da importância de se ter consciência ecológica, por exemplo: “Deus nos amou tanto que nos deu esse lindo planeta e nos convidou a cuidarmos bem dele. Por isso, vamos preservar a natureza que nos cerca. Se observarmos o ambiente ao nosso redor, vamos ver que não há lixo espalhado pelo chão, logo, o lugar do lixo é dentro do cesto de lixo.”
# Fazer vários e coloridos cestos de lixo, onde se possa fazer coleta seletiva (claro que se deve explicar a importância deles nos momentos de acolhida e despedida), por exemplo:


# Escolher previamente, animadores que sejam referências nessa questão da consciência ecológica e ambiental. Podem ser dois. Eles devem se vestir diferente dos outros (com boné ou lenço que os identifique). Esses animadores, serão responsáveis por observar a coleta seletiva, dar avisos referentes à consciência ecológica durante as oficinas ou outros momentos. E eles podem ser ponte com a oficina de artesanato, fornecendo material.

# Sejam preparadas dicas de reaproveitamento de material (recicláveis, orgânicos), de economia de água nas suas diversas funções, de energia, cuidado com os animais, cuidado com o ambiente, etc... Essas dicas serão destinadas aos pais. As crianças as levarão para casa (todos os dias, uma diferente) para lerem com os pais. Assim, todos poderão ter oportunidade de mudança de consciência. E, sempre, essas dicas deverão ser acompanhadas de versículos bíblicos, ou acenos religiosos, ligados às dicas, para que não sejam somente dicas, mas, de certa forma, evangelização.

# Pode-se fazer também trilhas ecológicas, onde os animadores demonstrem a beleza da criação e proporcionem momentos oracionais durante a caminhada, momentos mais elaborados de encontros com Deus, Criador bondoso do universo. (sugestão de musica: o verde da mata (Pe. João Carlos).

Algumas dicas podem ser encontradas nesses links:


DINÂMICAS:



Compromisso com o outro e a natureza
Para esta dinâmica, precisaremos de:
- Três varas de madeira (Podem ser cabos de vassoura).
- Três chocolates bem embrulhados; de modo que seja difícil de abri-los.
- Barbante ou algo que seja útil para amarrar.

Orientações
- Para esta dinâmica, apenas três participantes ativamente, mas os demais Grupos poderão ter vários componentes.
Deve-se escolher um participante para esta prova, que será amarrado pelas mãos de modo que pareça estar crucificado. Deve ser bem amarrado, para que a vara não solte.
Os três chocolates devem estar dispostos sobre uma mesa, para que seja dado o sinal para os participantes tentarem abrir o chocolate e assim comê-los. Tudo isso decorre em cinco minutos. Caso estes não consigam, podem entrar outros na brincadeira. Os demais deverão observar o que como eles estão tentando chegar ao objetivo.
Para refletir e dicas para o andamento da dinâmica:
Caso eles tentem individualmente comer o Bombom de chocolate, isso dificultará ainda mais, havendo a partilha, todos poderão comer, um depois do outro.
Podem encontrar variadas soluções para o problema, mas devem fazer esta descoberta. O assessor não poderá em nenhuma hipótese dar sugestões, pois deste modo, poderá pular as etapas.
Os três podem resolver o problema com algumas destas possibilidades:
Pegar o bombom com a boca e desembrulhar com a língua;
Retirar o embrulho do bombom com a mão e usar a boca para pegá-lo;
Abrir a embalagem do chocolate em equipe com as mãos, depois levar o chocolate até a boca do colega;
Desamarrar uns aos outros e assim comerem juntos, livres da vara de madeira;
Também vale observar: se comeu o chocolate sozinho ou partilhou com os outros; a maneira como o chocolate foi dado ao colega : embrulhado ou sem a embalagem;

Nesta dinâmica pode-se por em destaque o valor do trabalho em conjunto, nos mais variados grupos que nos rodeia: Escola, Família, amigos. O amor gera em nós partilha e nos faz solidários com o nosso próximo. Libertar-se do individualismo é sinal de amadurecimento. Mudar o modo de ver o mundo e nosso próximo deve ser acompanhada com o compromisso e organização social.
Outra maneira de fazer esta brincadeira, fazendo com que todos participem é dar um doce embrulhado na sua embalagem. Depois todos deverão estar com as mãos para trás, então o assessor os orienta, mandando comerem seu doce, mas permanecendo com as mãos atrás. Só conseguirão comer se cada um desembrulhar o doce nas costas e a entregar para seu colega.

A TEIA DA VIDA

Material: Um rolo de barbante, pedaços de papel, um lápis hidrocor.
Como fazer: grupos de 10 a 20 participantes
- O animador reúne os participantes em circulo, coloca-se dentro, próximo da margem, com o rolo de barbante na mão, e chama a atenção de todos para ficarem atentos às perguntas. Pode iniciar perguntando: “Quem sabe o nome de uma planta que cresce nessa área?... milho... Ótimo! Venha aqui, Sr. Milho, e segure a ponta do barbante. Há um animal por aqui que gosta de comer milho?... galinha!... Ah, uma bela refeição! Srta. Galinha, segure aqui neste barbante; você esta ligada ao Sr. milho porque depende dele para se alimentar. Agora, quem se alimenta de galinha?”.
- Continuar fazendo a teia entre os participantes por meio do barbante à medida que vão surgindo relacionamentos com o restante do grupo. Introduzir novos elementos e considerações, tais como outros animais, solo, água, ar e assim por diante até que todos os participantes do círculo estejam interligados, formando a teia, como um símbolo do entrelaçamento da vida. Assim os participantes criarão seu próprio ecossistema.
- Após a teia formada, demonstrar a importância de cada elemento para uma comunidade. Imaginar um motivo possível para retirar um elemento do conjunto. Por exemplo, o fogo ou alguém que destrói uma árvore. Quando a árvore cai, arrasta consigo o barbante que está segurando; qualquer um que sinta um puxão em seu barbante foi, de alguma forma, afetado pela morte da árvore ou ao invés de puxar o barbante para o colega sentir, pode-se soltá-lo e assim afrouxar a teia, de modo que com alguns elementos fora do “ecossistema”, a teia fique sem sustentação.
Agora todos os que sentiram por causa da perda da árvore também devem fazer o mesmo. A dinâmica continua até que todos os elementos demonstrem terem sido afetados pela destruição da árvore.
Objetivo e sugestão:
- Demonstrar a importância dos inter-relacionamentos entre todos os membros de uma comunidade natural.
- A teia retrata com clareza como o ar, as pedras, as plantas e os animais trabalham juntos no equilíbrio do ecossistema.
- Os participantes podem desenhar os animais, as plantas e outros em uma folha para melhor lembrar os elementos da natureza.



 

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