Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

3º ATO: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.


(Entra em cena a personagem do Semeador de Sonhos e se posiciona em um banco na lateral do cenário. Enquanto entra, toca a 
música: ABERTURA, disponível para download em nosso skydrive, clique no nome da música para baixar)

Semeador de Sonhos: O primeiro milagre que Jesus operou naquela família foi fazer as pazes entre Seu Pedro e Dona Matilde. As brigas não vão acabar de uma hora pra outra... mas Seu Pedro já demonstrou o cuidado que tem com sua sogra. Dona Ester está radiante, e beata como ela é, só quer viver na Igreja agora, rezando e agradecendo pela paz que começa a nascer em sua casa.

(Primeira cena: conversa de Seu Pedro e Mariana em casa)

Seu Pedro: Ester! Ester! Cadê essa mulher?

Mariana: Foi pra Igreja, painho!

Seu Pedro: Essa hora? Quem vai fazer o almoço?

Mariana: Eu! Vou fazer miojo com ovo pra todo mundo!

Seu Pedro: Miojo? O que danado Ester foi fazer na Igreja essa hora?

Mariana: Ela disse que precisava rezar pra todos os santos que ela tinha pedido uma graça!

Seu Pedro: Todos os santos! Faz até graça! Desse jeito ela vai morar lá nos próximos anos! Ester sabe mais nome de santo do que eu de cachaça!

Mariana: Ave Maria, painho! Fale assim de mainha não!

(Segunda cena: início de briga envolvendo Pedrinho e os amigos no futebol. Pedrinho e alguns figurantes entram pelo meio do público trazendo uma bola na mão e discutindo algum erro de jogo)

Pedrinho: A culpa foi minha, eu já disse, e já pedi desculpas!

Amigo 1: A gente perdeu por sua culpa! Seu...

Pedrinho: (interrompendo a fala do amigo 1) Vê lá o que você vai dizer! Não lhe faltei com respeito, e já pedi desculpas!

Amigo 2: Ele tá certo! Deixa de confusão, rapaz!

(Emanuel observava a história de longe. Ao se aproximar os amigos correm e ele conversa com Pedrinho)

Emanuel: Pedrinho? O que está acontecendo?

Pedrinho: Eles queriam me bater porque eu fiz um gol contra no jogo e nós perdemos.

Emanuel: (Bravo) E porque você não bateu neles antes? Você é maior que eles!

Pedrinho: Eu estava errado! Eu assumi a culpa! Além disso, ouvi o missionário falar hoje pela manhã que os mansos herdarão a terra... Sempre sonhei em ser fazendeiro!

Emanuel: Deixa de ser besta! Num é desse tipo de terra que ele estava falando.

Pedrinho: Não?! Pois eu vou agorinha atrás deles!

Emanuel: (segundando Pedrinho) Calma, meu irmão! Não é assim que se resolvem as coisas! Vamos pra casa!

(Chegando em casa, estão na sala Seu Pedro, Dona Matilde, Mariana, Pedrinho e Emanuel. Depois chega Dona Ester)

Seu Pedro: Eita! Que copo é esse aí? (apontando para alguns copos que estão na mesa perto de um rádio) O Senhor ouviu minhas preces? Mandou tudo isso só pra mim?! (E pegando um copo, bebe e cospe tudo).

Dona Matilde: Isso é água, cachorro! Não é cachaça não!

Seu Pedro: Ester? O que danado você foi fazer na Igreja? Saiu cedinho que ninguém nem viu! Não dá mais atenção pra gente de casa... Assim não dá!

Dona Ester: Desculpe, Pedro! Não fiz por mal. Estava rezando e louvando a Deus por vocês todos estarem mudando aqui em casa. Só falta você deixar de beber... que, por sinal... você não bebeu ainda hoje... Tanto que eu rezei a novena de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Impossíveis, de Santa Rita, de São Miguel...

Seu Pedro: (interrompendo) Sim... tá bom... eu sei! De todos os santos... Eu agradeço por ter rezado por nós... mas da próxima, avisa! Agora, eu vou ver se o bar já abriu... é que saí logo cedo e o seu Biu não estava lá ainda!

Dona Ester: Sangue de Cristo! Te orienta, homem! Tu tem problemas com o álcool!

Seu Pedro: Tenho mesmo, o bar tá fechado! Tem problema maior? Fui!!!!

(Seu Pedro sai de cena)

Dona Ester: Ave Maria! Já quebrou minha unção! E agora? Vou ter que voltar pra rezar de novo! Ah! Vou tomar minha água benta do Padre Marcelo!

Mariana: E por falar no padre, aqui tá os copos que a senhora mandou colocar na frente do rádio pra ele abençoar... num sei se ele abençoou... liguei o rádio só agora e já tinha acabado o programa.

Dona Ester: Ave Maria, Mariana... num diga uma coisa dessa não! Tu num sabia que era pra ligar o rádio logo cedo pra ouvir os programas todos e abençoar a água?!

Mariana: Oxe, mainha... eu esqueci! Também, a senhora num fez nem almoço hoje... só sobra pra mim!

Dona Ester: Olha, menina... Não vou me irritar com você hoje não. Só tenho a agradecer porque Deus é muito bom conosco!


Semeador de Sonhos: A mansidão reinou hoje na nossa história... Será que Jesus não está escondido mesmo nessa família? Pedrinho, mesmo sem intenção, agiu com mansidão no jogo de futebol, não revidando às provocações de seus amigos irritados. Seu Pedro parece ter cedido ao acolher as orações de Dona Ester, que nem fez o escândalo que faria por sua água não ter sido abençoada por esquecimento de sua filha... Parece que as coisas estão melhorando por aqui... Continuemos amanhã, procurando o Cristo escondido! Ah! E se você tiver alguma dica... fale comigo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário