Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

2º DIA: Madre Mazzarello

Maria Domingas Mazzarello cresceu em uma família boa, tecidas num ambiente familiar rico de amor humano, fé, diálogo sincero e respeitoso. Descobriu através da experiência cotidiana o elemento religioso como parte integrante da vida individual e coletiva, assim foi adquirindo confiança em si mesma. Por ser a mais velha de nove irmãos, sempre colaborou na educação e cuidado da casa. Logo aprendeu com a sua mãe os mais bonitos gestos.

Com o passar do tempo as virtudes cristãs iam crescendo no coração da pequena “Maín”, assim era conhecida pelos seus familiares e amigos. Desde sua infância, ela possuía uma sensibilidade concreta e inteligente em relação a Deus. Revela isso a sua conhecida pergunta, feita ao pai: “O que é que Deus fazia, antes de criar o mundo?”. E o pai lhe respondeu: “Conhecia a si mesmo, amava a si mesmo e era feliz em si mesmo”. Maín sempre foi uma menina extrovertida, alegre, comunicativa, brincalhona e procurava estar de bem com todos.

Desde cedo ajudava seu pai no trabalho dos vinhedos. Notava-se nela forte caráter, espírito de liderança e a capacidade de ter pessoas sempre ao seu redor. Para Maín, a paróquia foi lugar de formação e de crescimento pessoal e apostólico. Tinha o desejo de consagrar sua vida a Deus, cultivando a modéstia, a amabilidade e a paciência.

Certa vez, ao caminhar pela colina de Borgo Alto, vê diante de si um alto edifício com muitas meninas correndo, brincando num grande pátio interno e ouve nitidamente estas palavras: “A ti as confio!” Não podendo mais trabalhar no campo, decide aprender a costurar para ensinar as jovens da sua pequena cidade uma profissão, mas, sobretudo a amar o Senhor. Com a amiga Petronilla, aprende a costurar e logo abre uma sala de costura para ensinar o ofício para as meninas pobres. Dizia sempre às meninas: “Cada ponto seja um ato de amor a Deus”.

Quanto Dom Bosco chegou a sua cidade com seus meninos, todos queriam vê-lo e ouvi-lo. Antes de partir, Dom Bosco falou com as Filhas de Maria Imaculada e ficou conhecendo a oficina de costura, o orfanato e a recreação aos domingos para todas as crianças da vila. Durante esta visita Maria Mazzarello reconheceu a santidade de Dom Bosco e afirmou: “Dom Bosco é um santo, eu o sinto”.

Os anos passaram e no dia 05 de agosto de 1872, Dom Bosco funda o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ir. Maria Mazzarello com mais 10 irmãs fazem sua entrega ao Senhor. Como Filha de Maria Auxiliadora foi logo eleita a primeira Superiora. Exerceu tal serviço com simplicidade e equilíbrio sendo sempre uma irmã entre as irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário