Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Alegria e evangelização: 22 cidades realizaram as Colônias de Férias 2016:



Maceió - AL
A Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE) vem, desde 2005, mobilizando espaços e voluntários para este tipo de atividade em várias cidades do Nordeste, com as chamadas “Colônias de Férias Salesianas". Em 2016, 21 cidades (sete estados) da região aderiram ao projeto. O grande destaque este ano foi o estado do Rio Grande do Norte. Só na  cidade de Areia Branca as colônias de Férias aconteceram em 6 comunidades, contabilizando uma média de 700 crianças e adolescentes participantes das atividades, isto sem incluir os municípios vizinhos de Tibau, Grossos e  Serra do Mel, que também desenvolveram as atividades com grande adesão . A zona norte da capital do estado, Natal, a paróquia salesiana em Gramoré e o Centro Educacional Dom Bosco também conseguiram movimentar mais de 700 crianças em 5 localidades.  

 “As Colônias de Férias ganham um espaço privilegiado durante o mês de janeiro no calendário Inspetorial. Com alegria e entusiasmo crianças, adolescentes, Salesianos de Dom Bosco e membros da Família Salesiana realizam essa atividade educativa pastoral como uma proposta de evangelização e educação a fé”,  destaca o delegado inspetorial para Pastoral Juvenil, P. Eudes Barreto.  
Jaboatão - Colônia
Pe. Ricardo Sobrinho, que acompanhou as Colonias de Férias realizadas em Fortaleza, confirma  este propósito e acrescenta: “ Ao longo destes dois anos aqui em Fortaleza, nunca havia testemunhado um evento deste nível, com a participação de tantos jovens.  A Colônia de Férias é uma forma de viver a espiritualidade salesiana e sua prática educativa”.

 Anualmente é elaborada uma cartilha que traz desde encontros para formação de animadores até sugestões de atividades, orações, reflexões e desenhos para colorir. Este ano o tema trabalhado foi  “Casa Comum: Dom do Pai”, inspirado na Encíclica do Papa Laudato Sì e na Campanha da Fraternidade Ecumência, que terá como tem: Casa Comum, nossa responsabilidade e o lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca. A intenção foi oferecer, não apenas aos participantes das colônias, mas especialmente aos animadores e educadores um subsídio que ajudasse em seus processos formativos e a começar mais um ano de atividades pastorais imbuídos pelos apelos vindos da Igreja Católica.
Matriz de Camaragibe - AL

Nas avaliações recebidas até o momento, os coordenadores pontuaram a atualidade da temática e de como  o subsídio ajudou a desenvolver as atividades durante as colônias.

As Colônias de Férias são gratuitas ( ou com algum valor muito simbólico) e populares, requerendo uma grande mobilização dos voluntários e  animadores para sua realização. A Pastoral Juvenil ajuda na assessoria temática  e acompanhamento, no envio de formandos salesianos ou outros jovens assessores para ajudar na realização e também redistribuindo entre as Colônias de Férias mais necessitadas todo material de papelaria, limpeza e de brinquedos arrecadados da doação solidária feita durante o Festival da Juventude Salesiana. No entanto, são as comunidades locais que arrecadaram os lanhes, confecção de camisas e o que mais necessitarem.
A proposta proporciona a centenas de crianças e adolescentes, principalmente de baixa renda, a oportunidade de vivenciar, durante o recesso escolar, atividades de caráter cultural, de lazer e claramente pastoral. É a atividade que abre as portas para outros eventos e trabalhos no decorrer do ano. Muitas das crianças, adolescentes e jovens que participam depois se engajam em grupos, entram para o oratório e especialmente depois procuram a catequese.
 
As cidades que realizaram as Colônias de Férias Salesianas este ano foram: Aracaju, Areia Branca, Abreu e Lima (Caetés), Carpina, Fortaleza, Gravatá, Grossos, Jaboatão (Curado e Colônia Salesiana), Juazeiro do Norte, Lagoa do Oiteiro (Buenos Aires ), João Pessoa, Lajedo, Maceió, Matriz de Camaragibe, Natal, Penedo, Petrolina, Picos, Santa Cruz do Capibaribe,  Serra do Mel e Tibau.


Por: Jakeline Lira

Ainda estamos recebendo as noticias e avaliações das Colônias de Férias, CLIQUE AQUI E veja as Notícias de algumas delas




Nenhum comentário:

Postar um comentário