Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

3. Estreia 2011: um apelo às vocações

1. ORAÇÃO INICIAL

Mantra: Teu sol não se apagará, tua lua não terá minguante, porque o Senhor será tua luz, ó povo que Deus conduz irá.
Invocação ao Espírito Santo - Canto ou oração

Texto bíblico: Jo 1, 35-39
“No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. Vendo Jesus que ia passando, apontou: Eis aí o Cordeiro de Deus. Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: O que é que vocês estão procurando? Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Jesus respondeu: Venham, e vocês verão. Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia...”

Meditação e retomada da mensagem.
Oportunamente, são retomados os principais elementos do texto bíblico, fazendo referência à vocação dos participantes.

2. SENSIBILIZAÇÃO

(Música: Mestre, onde moras?; autoria: Gustavo Balbino e Osmar Coppi) Num. 79

Para dialogar:
Onde as pessoas têm encontrado o sentido da própria vida? Em que sentido, Deus ainda é referência?


3. REFLEXÃO

Um dado histórico, confirmado pelos quatro evangelistas, é que, desde o início da sua atividade evangelizadora (cf. Mc 1,14-15), Jesus chamou alguns para segui-lo (cf. Mc 1,16-20). Os seus primeiros discípulos, tornaram-se assim, “companheiros durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado do meio de nós” (At 1,21-22).
Evangelização e vocação são, pois, dois elementos inseparáveis. O critério da autenticidade de uma boa evangelização é a sua capacidade de suscitar vocações, amadurecer projetos de vida evangélica, envolver inteiramente a pessoa dos que são evangelizados, até fazer deles discípulos e apóstolos.
Após a Estreia de 2010, “Senhor, queremos ver Jesus”, sobre a urgência de evangelizar, o Reitor-mor faz um acalorado apelo à Família Salesiana para sentir a urgência, a necessidade de convocar.
Todos os membros da Família Salesiana, são convidados, por isso, a ser verdadeiros guias espirituais para os jovens, como João Batista que indica Jesus aos seus discípulos dizendo-lhes: “Eis o Cordeiro de Deus!” (Jo 1,36), de modo que possam segui-Lo, até que Jesus, ao perceber que O seguem, dirige-se diretamente a eles com a pergunta: “Que procurais?”, Tomados pelo desejo de conhecer, em profundidade, quem é esse Jesus, perguntam-lhe: “Rabi, onde moras?” (Jo 1,38), e Ele os convida a fazer uma experiência de convivência com Ele: “Vinde e vede”. E terão experimentado algo de imensamente belo a partir do momento em que “foram, viram onde morava e permaneceram com ele” (Jo 1,39).
Didaticamente, o Reitor-mor aponta a experiência de Dom Bosco como o caminho pedagógico a ser percorrido:

1. Retornar a Dom Bosco
Fazer nossa, a sua experiência em Valdocco, que cria um ambiente de familiaridade, de forte valor espiritual, de empenho apostólico e acompanhamento espiritual, sustentado por um intenso amor à Igreja e ao mundo.
Manifestar a beleza, a atualidade e a variedade da nossa vocação salesiana: a vida inteiramente entregue a Deus, a serviço dos jovens, vale a pena ser vivida.
Viver a própria vida e ajudar a entender a vida dos outros, como vocação e missão. Tudo como um grande dom vivido na centralidade de Deus, na fraternidade entre os consagrados e na dedicação aos mais pobres e necessitados.

2. Para ser Dom Bosco, para os jovens de hoje:
Viver consciente e tornar clara a centralidade dos consagrados na realização da missão salesiana. Esta foi a convicção e a experiência de Dom Bosco.
Criar, como em Valdocco, uma cultura vocacional, caracterizada pela busca do sentido da vida, no horizonte da transcendência, sustentada e encorajada por valores profundos, com caráter projetual, para uma cultura da fraternidade e da solidariedade.
Garantir o acompanhamento, mediante a qualidade de vida pessoal, a educação ao amor e à castidade, a responsabilidade para com a história, a iniciação à oração, o empenho apostólico.
Fazer da Articulação da Juventude Salesiana, lugar privilegiado para um caminho de discernimento vocacional. Nele, os jovens experimentam e manifestam como que, uma corrente de comunhão, ao redor da pessoa de Dom Bosco e dos valores da sua pedagogia e da Espiritualidade Juvenil Salesiana. Desenvolvem o voluntariado e amadurecem projetos de vida.

Para dialogar:
A coerência de vida, tem sido algo marcadamente vivido por nós? Os jovens reconhecem isso?
Estamos sendo capazes de partilhar com os outros a experiência espiritual que estamos vivendo?


4. ORAÇÃO FINAL

DEUS, Pai amoroso, por amor a este mundo, nos enviaste Jesus, teu filho, como Pastor e Salvador. Teu Espírito santificador, suscitou Dom Bosco e Madre Mazzarello e toda a sua Família Religiosa, como colaboradores teus na salvação da juventude. Diante de Ti, Pai Santo, colocamos os adolescentes e jovens de hoje, que precisam educadores, e pastores como seus amigos e guias, no caminho da felicidade e da salvação. Por isso, Te pedimos, Pai bondoso, por Maria, Mãe do teu Filho, Jesus: Abençoa a Família Salesiana e suscita santas e numerosas vocações para os vários serviços em tua Igreja em favor dos jovens e do teu povo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!
Após a oração pelas vocações salesianas, entoa-se o canto “Vocação de Dom Bosco”, de autoria do P. João Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário